O alargamento do Sistema PAYT (Pay-as-you-Trow) à Cidade avança em 2019, depois de uma primeira fase já consolidada na zona do Centro Histórico de Guimarães.
Esta segunda-feira, 19 de novembro, foi anunciado em conferência de imprensa a expansão do sistema de recolha de lixo e separação de resíduos, com o propósito de abranger toda a Cidade dentro de três anos.
Em Guimarães, os cidadãos acabam por ser reconhecidos pelas boas práticas nesta matéria, tal como aconteceu com 81 dos utilizadores do Payt no Centro Histórico.
Este sistema tem como objetivo incentivar as pessoas a separar o lixo, com vantagens na fatura. Pagam conforme a produção de resíduos indiferenciados. Em três anos, foi possível registar uma redução em 34% na recolha de resíduos indiferenciados e a taxa de reciclagem aumentou em 126%.